Esc. Sec. Fernando Lopes Graça

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Influência dos mass media na opinião pública


Os mass media têm cada vez mais influência na opinião pública. Estes sabem o poder que têm e “brincam” com as notícias para dar a pensar às pessoas aquilo que eles pretendem.
Pensam que a vossa opinião é mesmo vossa? Pensem bem. Que tipo de argumentos tinha a notícia que leste no jornal que estava no banco do metro, mesmo à tua espera? Não te dava razões precisamente para pensares mal ou bem daquele velhote que dava doces a crianças e que o povo lá da aldeia passou a suspeitar de outras coisas?
Os mass media dão-nos a conhecer aquilo que eles querem meter cá para fora. Mesmo que eu não quisesse saber nada sobre o Iraque, somos bombardeados todos os dias e tantas vezes ao dia com notícias desse país que já me parece aqui ao lado de Espanha. E quem são os “bons” ou os “maus” da fita? Cabe a nós decidir? Dão-nos a ilusão que sim, eles decidem para o lado que mais lhes convém, manipulam a notícia de maneira a que nos leve a pensar o que eles querem e “voilá” a nossa opinião está formada mesmo antes de ouvirmos a notícia.

Sem comentários: