Esc. Sec. Fernando Lopes Graça

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Opinião Pública / Mass Media

Opinião Pública é o que define a opinião geral de um grupo ou sociedade sobres diversos temas que poderão passar pela política, pela vida comunitária, pela justiça, etc. Embora sem qualquer poder vinculativo, a opinião pública diverge da opinião privada pela possibilidade de consciencializar a sociedade civil e até exercer alguma pressão sobre os chamados centros de Poder.

Com a cada vez maior difusão dos meios de comunicação , em especial da Internet, ferramenta utilizada a cada dia que passa por um maior número de pessoas, observamos uma explosão de grupos e/ou associações que debatem os mais variados temas, quer através da criação de blogues, quer através de comentários para os meios de comunicação social, os chamados mass media.
Naturalmente, os veículos de comunicação social não são isentos na sua influência junto da opinião pública,uma vez que são geridos por grupos com interesses económicos e políticos, em especial em casos altamente mediáticos da justiça e/ou política. Exemplos disso são os casos Esmeralda ou Maddie que criaram um "histerismo" colectivo na sociedade civil que, sem estar devidamente documentada ou informada, se deixou contagiar por notícias muitas vezes sensacionalistas. O papel da comunicação social é por isso de extrema importância uma vez que neste início de século é através das televisões, jornais, internet que nos chega a maioria da informação.
Numa sociedade cada vez mais preocupada com as questões sociais, a opinião pública surge como uma ferramenta que pode ser utilizada pelo cidadão comum que de outra forma teria muita dificuldade em fazer ouvir a sua "voz".
Paulo Sena

Sem comentários: