Esc. Sec. Fernando Lopes Graça

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Os Principais Meios de Comunicação


Ao longo dos últimos tempos, a sociedade tem assistido a uma vaga de mudança constante. Estas sucessivas alterações aplicam-se a várias áreas e os meios de comunicação são uma delas. Na verdade, as várias formas de comunicar diversificaram-se ao longo das últimas décadas desde o surgimento da imprensa, da televisão, do cinema até à chegada da Internet. Na verdade, todos estes meios de comunicação e de interacção convergem e interligam-se na vida dos indivíduos.

Desta forma, as divisões entre as formas de comunicação tornaram-se menos explícitas uma vez que a televisão, a rádio, os jornais, os telefones estão a vivenciar transformações profundas devido aos significativos avanços da tecnologia e à utilização constante da Internet. Assim, umas acabam por desempenhar um papel mais importante na vida dos cidadãos em relação a outras que tem vindo a perder importância.

Neste seguimento, importa referir que apesar dos jornais permanecerem centrais nas nossas vidas, verifica-se a uma alteração nas suas formas de organização e apresentação bem como fornecimento dos seus serviços. De facto, os jornais podem ser lidos on line, o uso do telemóvel cresce exponencialmente e a televisão digital permitem uma escolha sem precedentes. Contudo, a Internet está de facto no centro da revolução das comunicações. A Internet assume-se com um dos principais meios de comunicação nas sociedades contemporâneas. Com a expansão das tecnologias aplicadas à esta área, as transmissões em banda larga, as ligações por cabo, a Internet ameaça os outros meios de comunicação existentes, tornando-se assim um dos preferidos como oferta de informação, publicidade e comércio para os vários públicos existentes.

Sónia Tenreiro Nº18

Sem comentários: