Esc. Sec. Fernando Lopes Graça

domingo, 8 de fevereiro de 2009

O papel dos Mass Media na construção da Opinião Pública


O século XX assistiu a uma evolução no que diz respeito ao campo dos meios de comunicação. Na verdade, desde a imprensa, passando pela rádio, cinema, televisão até à Internet, a sociedade testemunhou um acréscimo nas várias formas de comunicar.

Por conseguinte, o desenvolvimento da imprensa e dos outros meios de comunicação originou o aparecimento de um novo fenómeno: os mass media. Na verdade, este conceito reúne todo o conjunto de meios de comunicação existentes, ou seja, designa-se mass media os diferentes suportes ou tipos de transmissão de informação. Assim, estes incluem uma ampla variedade de formas, como a televisão, os filmes, as revistas, a rádio, a publicidade, entre outros. De facto, foi adoptado o termo “mass” uma vez que abrange um elevado número de pessoas com variadíssimos gostos e preferências e em algumas situações os mass media chegam mesma a ser denominados como meios de comunicação de massa.


Desta forma, é possível afirmar que os mass media estão presentes em vários aspectos das nossas actividades sociais. Assim, os jornais e a televisão possuem uma larga influência nas nossas experiências e na opinião pública, não apenas por afectarem as nossas atitudes de várias formas, mas também porque são meios de acesso e aquisição de importantes conhecimentos de que dependem muitas das nossas actividades e tarefas habituais.


De uma forma geral, constata-se que os mass media foram determinantes para a existência e constituição de uma opinião pública. Os vários meios de comunicação existentes possibilitam aos indivíduos estarem constantemente informados, adquirindo uma opinião fundamentada sobre os acontecimentos actuais.
Sónia Tenreiro Nº18

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