Esc. Sec. Fernando Lopes Graça

domingo, 8 de fevereiro de 2009

A Internet


Num mundo que é predominantemente marcado pela mudança surgiu a Internet. De facto, esta é um verdadeiro produto das novas tecnologias que existem no seio da sociedade contemporânea. A Internet é um elemento crucial na vida actual dos indivíduos. Por conseguinte, importa destacar a forma como esta nova tecnologia foi evoluindo no contexto nacional, para assim se perceber melhor a importância que foi adquirindo ao longo dos últimos anos bem como definir quais as suas áreas de aplicação.


Nos anos 80, verificou-se o início da utilização da Internet em Portugal. Nesta altura, tratava-se apenas de um acesso remoto, ligado a computadores pertencentes a universidades da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos. Já em 1991, Portugal ligou-se, propriamente dito, à Internet. De facto, ainda em 1994, o acesso e utilização deste serviço era pouco divulgado, uma vez que esta nova tecnologia não estava ao alcança de todos. Na verdade, neste período apenas algumas centenas de pessoas pertencentes à comunidade científica e académica portuguesa tinham a possibilidade de aceder e de beneficiar deste mesmo serviço.

Entre 1994 e 1995, assistiu-se ao considerado “boom” da Internet em Portugal. De facto, é partir deste período que se começa a verificar um elevado interesse pela utilização da Internet. Deste modo, muitas empresas têm investido nesta nova tecnologia e tem vindo a surgir vários fornecedores deste serviço. Por conseguinte, a Internet tem vindo a adquirir cada vez mais importância no seio da sociedade de informação.


Até aos dias de hoje, esta nova tecnologia ganhou um papel muito importante na sociedade e o seu uso é indispensável para inúmeras tarefas. Importa ainda referir que num curto espaço de tempo, as mudanças relativamente a esta tecnologia são incrivelmente espantosas bem como a influência da mesma na vida dos indivíduos, e as alterações que tem vindo a provocarAssim, a Internet ganhou novas formas e começou a desempenhar um novo papel no seio da sociedade actual uma vez que passou a ser não só utilizada no local de trabalho, mas também implementou-se noutras áreas e tornou-se um local de entretenimento, de conhecimento. Na verdade, constata-se que a Internet se tornou num instrumento que as pessoas utilizam para satisfazer as suas necessidades, sendo estas meramente de busca e procura de novos conhecimentos ou, por outro lado, para estabelecer novos contactos.


Desta forma, importa referir as funções que a Internet desempenha na vida das pessoas. De facto, a Internet auxilia a execução de inúmeras tarefas no local de trabalho mas também tem um importante papel no entretenimento. Através da utilização da Internet é possível realizar uma série de pesquisa sobre os mais variados temas no grande motor de busca http://www.google.pt/ entre outros. Para além de assegurar a procura de informação, a Internet também permite a comunicação através dos chats rooms tal como o MSN Messenger ou o envio de e-mail http://www.hotmail.com/. Do ponto de vista do lazer e entretenimento, o site http://www.youtube.com/ consegue reunir um conjunto de vídeos bem diversos que agradam ao mais variados gostos. De uma forma geral, a Internet tornou-se num instrumento crucial na vida contemporânea, não apenas no âmbito profissional mas também ao nível pessoal.

Sem comentários: